A Comissão Pastoral da Terra e as demais entidades organizadoras da 22ª Romaria da Terra do Paraná esperam reunir 25 mil pessoas no próximo dia 19 de agosto em Francisco Beltrão. O evento de cunho religioso organizado anualmente pela CPT tem como tema esse ano a celebração dos 50 anos da Revolta dos Colonos do Sudoeste e pretende refletir sobre a mobilização social do campo, com o lema Na luta da terra fazemos mudança, conosco caminha o Deus da Aliança!
Comunidades de todo o Paraná já receberam neste mês o cartaz e o texto-base da Romaria, com imagens e relatos da Revolta de 57 e das lutas do povo do campo nos dias atuais. Em Francisco Beltrão, os preparativos para a recepção dos romeiros já estão bastante adiantados e várias comunidades e organizações já se mobilizam para acolher os visitantes que passarão o dia em Francisco Beltrão.
PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA
Inúmeras equipes de trabalho estão organizadas para garantir a segurança e a tranqüilidade do evento. Desde as cinco horas da manhã do dia 19 de agosto, um grupo de 60 jovens estará posicionado para fazer a recepção e acolhida dos romeiros que se dirigirão à Praça Central de Francisco Beltrão. Por volta das 6h as paróquias e comunidades da Diocese de Francisco Beltrão vão começar a servir café da manhã para os visitantes. Para isso estão coletando doações de pães, bolos, bolachas, café, margarina, geléias, etc.
Às 8h está programado a abertura oficial do evento, que vai contar com encenações, cantos, orações, apresentações e reflexão. A idéia dos organizadores é fazer uma memória das motivações e formas de organização que levaram à Revolta de 1957: para isso serão usados caminhões para transporte dos colonos, telões pintados com imagens das construções da época, além de vários símbolos e gestos. O objetivo é que os romeiros se sintam parte da mesma luta, a qual continua animando o povo nos dias de hoje. Por se tratar de uma celebração ecumênica, várias autoridades civis e religiosas participarão desse primeiro momento da Romaria.
Às 11h da manhã terá início a caminhada pelas ruas da cidade até o local de concentração final, onde haverá almoço e a festa e feira das sementes. Na parte da tarde a celebração pretende resgatar os resultados da luta dos colonos ontem e hoje, celebrada através do resgate das sementes. No final da celebração os romeiros partilharão alimentos produzidos na região, entre os quais polenta, batata doce, salame, torresmo e frutas. O encerramento da celebração está previsto para as 16h.
MAIORES INFORMAÇÕES: cpt@cpt.org.br ou www.cpt.org.br
Curitiba-Paraná-Brasil, 27 de junho de 2007.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA DO PARANÁ