domingo, 13 de abril de 2008

Helena Kolody

Jovem,
.
Suporta o peso do mundo
e resiste
.
Protesta na praça,
contesta,
explode em aplausos.
.
Escreve recados
nos muros do tempo.
E assina.
.
Compete no jogo incerto da vida.
Existe.”
.

A poesia "Jovem" foi escrita no verso da foto abaixo pela própria Helena Kolody.

Ela escreveu para minha filha Ana no dia do aniversário da Maria do Rocio Muniz Diz que aparece ao meu lado na foto.

A Ana, bem jovem, deixou Helena Kolody emocionada ao pedir para sentar ao seu lado e recitar para ela algumas de suas poesias que sabia de cor.

Minha filha aprendeu desde cedo, com a sua mãe, a amar Helena Kolody e sua obra.


Helena Kolody, minha poetisa e minha mestra.

Em 2004 - belíssima aos 92 anos - nos deixou sem sua presença física.

Viajou, prosseguiu em sua...

Viagem Infinita
.
Estou sempre em viagem.
O mundo é a paisagem
Que me atinge
De passagem.
(1980)

Na foto, estamos festejando 25 anos de formatura de minha turma da Escola Normal no Instituto de Educação de Curitiba.
Nesta Escola, nós, normalista privilegiadas, tivemos a felicidade de conviver com a professora Helena Kolody. Esta “professora” homenageou suas alunas com o belo “Poema”, publicado em 1957 no livro "A Sombra No Rio e Poesias Escolhidas".
Nele ela nos chama de "andorinhas do beiral de sua vida".
Leiam e sintam sua beleza:
.
Poema

Do umbral solene da Escola,
Vos contemplo comovida...

Graça plena, lindas rosas do meu horto
Andorinhas do beiral da minha vida

Banha-se em luz de auroras futuras
A transparência de vosso olhar.
Um vento miraculoso
Perpassa em vossos cabelos.
O cristal do vosso riso
Quebra-se em finas estilhas

(...)

Do alto píncaro do sonho
Vos contemplo pensativa...

É o meu pão de cada dia,
Vossa presença festiva,
Sou lavradeira da seara.
Vossas cabeças inquietas
São agitadas espigas.

No estio, a seara enlourece
E amadurece o trigal.
Seja, embora, novo o trigo
E seja diversa a messe
A alegria é sempre igual.

Graça plena, lindas rosas do meu horto,
Ondulante e louro trigo em minha messe,
Andorinhas do beiral de minha vida!

“Na Sombra do Rio e Poesias Escolhidas” foi publicado em 1957.
Eu tenho a suprema ventura de possuí-lo!
- Por que não o republicam???
.
Nédier
.

Uma entrevista póstuma com Helena Kolody.
Antonio Thadeu Wojciechowski, o Polaco da Barreirinha, “ sem dar a mínima para as notícias de sua morte, foi lá e conseguiu esta entrevista, com exclusividade.”
Leiam no endereço abaixo.