sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago


"Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não acho."
Saramago

José Saramago, autografando um livro - à pedido de Rosane Coelho
para ela me dar de presente
.
José Saramago, morreu ontem.
Era ateu ("Deus não existe fora da cabeça dos que nele creem"), anticlerical, comunista, polêmico...
Era FANTÁSTICO!
Foi o único escritor da língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura.
Estava escrevendo um livro sobre a indústria armamentista.
Afirmou em entrevista:

"Não será sobre o Alcorão, mas será tão importante quanto todos os alcorões do mundo: por que não há greves na indústria do armamento. Uma greve na qual os operários digam: "Não construímos mais armas"

"Todo o mundo tem armas, vivemos numa sociedade de violência, que é aceita e a televisão está nos dizendo todos os dias que a vida humana não tem nenhuma importância".

Saramago "manteve durante sua carreira um firme e sólido compromisso ético e moral"
Não usava pontuação ao escrever, mas quando superávamos este inesperado, suas palavras entravam em nosso coração e circulavam em nossas veias.

Nédier

PS.:

1. Não sou crítica literária, não vou comentar os livros de Saramago que li. Amei todos. Recomendo a quem não conhece o escritor que leia pelo menos um de seus livros.

2. O cineasta brasileiro Fernando Meirelles dirigiu um filme que é uma adaptação do premiado livro "Ensaio sobre a Cegueira" escrito por José Saramago .

3. Rosane Coelho é, na minha opinião, uma das melhores poetisas brasileiras da atualidade. É também psicanalista. Está inconsolável com a morte de Saramago. Escreveu me contando que soube da notícia pela filha Carol.

"Com os olhos marejados, me disse, curta: - Saramago morreu. Ficou me olhando, esperando minha reação. Engasguei. Não sabia o que dizer. Não disse. Chorei. Há muito tempo não chorava por alguém que tivesse morrido. Há exatos 15 anos, quando, no mesmo 18 de junho, meu pai se foi. Essa história parece melodrama latino, mas é isso. Tem momentos em que a vida da gente dá uma afundada."