sexta-feira, 11 de junho de 2010

Uma grande mulher, uma grande amiga.

Ivone e Neto, seu maido
Foto tirada num baile dos Bancários em Cornélio Procópio.
Sempre vou e fico em sua mesa, acabando com o uisque do Neto....
.
.
Muitas vezes, por motivos involuntários, nos afastamos de amigos especiais. Distância, mudanças, trabalho, família, novos compromissos, são algumas das causas. Mas, quando nos reencontramos com um amigo destes é como se não tivesse havido nenhuma interrupção no carinho, na confiança, na amizade.
Na verdade plantamos este amigo em nosso coração como uma pequena semente e ela se tornou uma árvore forte e frutífera, destas que nem a maior tempestade derruba.

Toda esta introdução é para falar de uma amiga. Uma das mulheres mais fortes, inteligentes, dedicadas e competentes que a Vida, felizmente, colocou no meu caminho.

Incapaz de trair, honesta, correta, boa mãe, esposa e profissional irrepreensível.
Faz muito tempo que não nos vemos e nem nos falamos.
Esta noite sonhei com ela, embora não visualizasse sua imagem, a sua presença era muito forte.
Um sonho cheio de significados, mas sem muito nexo, como costumam ser os meus.
Uma saudade enorme me invadiu.
Ela sempre foi um ponto de referência para mim, como uma mulher confiável, íntegra e dedicada a todas as suas causas e ideais. Um ser humano raro dentro desta sociedade cheia de mediocridade, mau caratismo, deslealdade, inveja que somos obrigados a conviver em nosso dia a dia.

(Não consegui falar com ela por telefone e por esta razão resolvi escrever em sua homenagem.
Para mim é mais fácil transmitir sentimentos usando a palavra escrita.
No telefone sou praticamente ininteligível, falo muito rápido e sou rouca.
Ao vivo fico intimidada e não encontro palavras para expressar meus sentimentos.)

Ela é discretíssima e me ajudou em fases muito difíceis de minha vida. Embora eu soubesse que ela, por ser como é, não entendesse muito bem as venturas, desventuras e confusões nas quais eu me envolvia com facilidade, nunca me recriminou, nem me deu conselhos. Aceitava esta amiga espontânea demais, irreverente demais, doida demais.
Não tenho seu e-mail, vou ter que pesquisar para que ela tome conhecimento deste texto.
Seu nome é Ivone, mora em Cornélio Procópio. Conheci-a no meu trabalho de auditoria fiscal no Paraná. Um trabalho direcionado principalmente à fiscalização de agências bancárias pelo raro cumprimento dos direitos dos seus empregados.

Aprendi com ela, não sei se ensinei o pouco que sabia, trocamos experiências profissionais. A troca fortalece os vínculos.

Gosto de toda a sua família, seu marido boa praça, seus filhos, a linda Amanda e o Fernando que acho que nem reconheço mais, convivi com ele quando ele ainda era um menino, hoje deve ser um rapaz.

Este texto é fruto de minhas reflexões sobre a vida e as amizades, uma declaração de Amor à Ivone e à sua família e a minha homenagem à uma MULHER como poucas que conheci.
.
Nédier