domingo, 6 de maio de 2007

22ª Romaria da Terra - Francisco Beltrão/PR

XIXª Romaria da Terra

22ª ROMARIA DA TERRA

SERÁ REALIZADA NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ EVENTO QUER CELEBRAR A RESISTÊNCIA E A MOBILIZAÇÃO SOCIAL DO CAMPO



Animada pela fidelidade de Deus aos pobres da terra e pela força da aliança renovada com o povo do campo, a Comissão Pastoral da Terra tem a grande alegria de informar a todas as comunidades e organizações que a 22ª Romaria da Terra do Paraná já tem data e local confirmados: a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, no dia 19 de agosto de 2007.
No próximo ano comemoram-se os 50 anos da Revolta dos Colonos realizada na região Sudoeste do Paraná no ano de 1957. Contrários à política de ocupação da região, que privilegiava as grandes empresas colonizadoras em detrimento do direito de posse das terras ocupadas historicamente por caboclos e pelos imigrantes de origem européia (em sua maioria vinda do Rio Grande do Sul e Santa Catarina), os posseiros da região organizaram um LEVANTE POPULAR que culminou com a expulsão das companhias colonizadoras e garantiu a posse da terra aos pequenos proprietários que ocuparam a região.
Na lembrança desta data, a CPT convida todas as comunidades, organizações e movimentos sociais a celebrar na próxima romaria a resistência e a mobilização social do povo do campo no Paraná. A partir da memória dos 50 anos da Revolta dos Colonos queremos celebrar as diversas lutas dos camponeses paranaenses, começando com a pergunta: por que os posseiros de 50 anos atrás de organizaram, por que se levantaram? E com isso pensar a mobilização social nos dias de hoje – a força dos movimentos sociais e organizações do campo e suas diversas ações no sentido de construir um modelo agrícola/agrário pautado pelo respeito ao meio ambiente e pela valorização da pessoa humana.
A região Sudoeste do Paraná é historicamente marcada pela presença dos agricultores/as na dinamização da economia local. Segundo dados do IBGE, 40% (189.582) dos habitantes do sudoeste residem no campo. A presença da pequena propriedade é um outro que nos mostra a vitalidade e importância da agricultura familiar/camponesa na região. Conforme dados do Censo Agropecuário (1995/96), no sudoeste, existe um total de 47.276 estabelecimentos rurais, 43,7% dos quais (20.658) são áreas com menos de 10 ha; 53,7% (25.283) são áreas que totalizam de 10 a 100 há. Ou seja, somando os estabelecimentos entre 10 e 100 hectares, temos 97,4%!
É esta realidade que queremos celebrar na 22ª Romaria da Terra do Paraná. Queremos fazer memória das lutas dos camponeses em defesa da terra, da água e da vida. Juntamente com o Deus da Aliança, fiel ao seu povo e animador da sua resistência, queremos celebrar as inúmeras experiências desenvolvidas pelas comunidades, movimentos e organizações na linha da educação, produção, comercialização, organização, cuidado ambiental e conquista de direitos sociais.


Organize desde já a sua caravana! Maiores informações na página da CPT na internet (www.cpt.org.br), pelo email cpt@cpt.org.br ou pelo telefone 41-3224-7433.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA DO PARANÁ