sábado, 31 de janeiro de 2009

Aroldo Correa

Foto tirada em 1972
..........??????

Graças a um abençoado Rivotril eu dormi a noite toda, não lembro de ter sonhado.
Todas as dores físicas que se concentram em meu peito machucado de
ram uma trégua e eu mergulhei no nada como se neste mar que vejo pela porta que se abre para a sacada do meu quarto.
Acordei mais cedo que o normal.

A covarde tentação de mergulhar de novo num sono artificial me espia na mesinha de cabeceira dentro de um pacotinho pequeno com suas mágicas cápsulas que me instigam:
- Vamos, sua boba, durma mais um pouco. Talvez se você acordar em pleno dia e ouvir o burburinho dos banhistas, dos vendedores de jornal, da vida, você consiga imaginar que ela continua a mesma.
Mas não continua.
Não vai continuar.
Amanhece. O céu aos poucos vai esmaecendo suas vibrantes cores alvorais (alvorais?) e se tornando acinzentado com pálidas listas amarelas.Tenho do Aroldo apenas uma única foto, tirada em 1972, ao lado de seus amigos músicos em frente a uma velha kombi. Foto típica dos medonhos anos 70.

Vou ter que abandonar a esperança de sentar ao seu lado num boteco, para beber, rir e "filosofar - pois não mais tem como.
Abandonar uma esperança é deixar um pouco de viver. Isso bem sei, já abandonei muitas.

Reli muitas vezes a mensagem que ele me mandou domingo. Foi a última mensagem que ele mandou para o grupo Conversa de Botequim. Com as palavras sempre delicadas, mas incisivas, ele me confortou pelo acidente que sofri.
- Porque nos abandonou no dia seguinte?- Como e porque não nos escreverá mais?

Passei o dia de ontem me iludindo que não era ele, que era um outro com o mesmo nome o, que tinha nos deixado.
Apesar de estar com meu peito machucado e respirando com dificuldade, esta dúvida foi o que mais me perturbou.
Troquei telefonemas com duas amigas:
- Claro que não foi o Aroldo, o nosso é Correa.
Então tá.
O mar agora claro e cheio de luzes continua com seu mesmo ritmo monótono e com seu cheiro úmido de sal..O dia amanheceu como outro qualquer e isso me parece injusto.

Há pouco tempo lendo um conto que ele escreveu sobre um homem que um dia desaparece deixando apenas o seu pijama vazio no sofá onde sentava todas as noites, tive um pequeno insight. Afastei rapidamente o pensamento mórbido que passou como um vento e agitou os meus neurônios.

Não mais escreverei para ele, não lerei suas novas notícias, não mais trocarei com ele mensagens feitas com rimas e nem brincarei de disputá-lo com a Tania, sem circunflexo...
Porque dói tanto este dia que amanhece.
Ele me agride pela sua naturalidade e pela sua força irredutível .

- Se ao menos estivesse chovendo um pouco, se ao menos uma pequena garoa nublasse a paisagem, se ao menos...

Nédier

- Acabei de acender outro cigarro e sem perceber atirei o fósforo aceso sobre o lençol. Um grande chama de luz e de fogo ergueu-se ao meu lado. Furou o lençol novo e tostou o colchão.Este fogo inesperado me mobilizou:
- Vou ter que colocar um remendo nesta porra de lençol e ainda ter que explicar porque fumava na cama tão cedo enquanto teclava este texto.
Não vou explicar nada e nem remendar este lençol azul. Vou manter o vazio formado pela chama. Há um vazio no meu peito onde parece que foi arrancado um pedaço.
(Não quero imaginar o sofrimento de sua família a quem ele tanto amava e da qual tanto se orgulhava, nem de seus amigos, como o Haroldo, o com H. Dores são imensuráveis)


Para o Aroldo Correa, sem pieguice.
Por uma necessidade que senti.

Seu chato!!
Quase taquei fogo em minha cama por tua causa.
Você sempre soube do quanto amei e respeitei você, o fato de ter verbalizado o meu carinho me consola.

Depois que escrevi sobre você e mandei para o Boteco, senti sua presença bem forte dentro de mim.
Amigos virtuais são amigos sem barreiras de tempo, de presença, de convívio pessoal. São amigos para os quais se pode contar o incontável, como muitas, que contei pra você.
Não sou espiritualista, tenho uma fé inexplicável no inexplicável, acredito em sinais, nas dicas que a vida nos dá e nem sempre percebemos.
Ontem sai, andando com dificuldade e fui até uma feirinha que vende inutilidades.
Não sou consumista, não compro nada por comprar. Conversei com alguns vendedores sobre o acidente, não é todo o dia que uma mulher entra em uma Câmara Municipal com uma caminhonete e faz um enorme rombo em sua parede. Vejo-me explicando que foi falha mecânica e sinto que as pessoas duvidam (você acreditou).
Meus hematomas e meu manquejar chama a atenção e por esta razão não saio de casa.
Ontem sai e sem nenhum motivo comprei uma enorme camiseta preta básica. Cheguei em casa e a vesti,me senti meio boba, gosto da cor preta mas aquela camiseta era a personalização de um luto. Então liguei o laptop e recebi a mensagem do Haroldo que você foi, sei lá pra onde. Antes de mim.
Fui até um espelho e me vi vestida de preto.
Então a tal camiseta aquiriu sentido para mim, comprei-a por você, para você e agora escrevendo sinto que você me lê e me compreende, mesmo sendo eu tão ridícula, tão absurda que nem eu mesmo tenho justificativas para ser assim.
É só. Sou só, como todo mundo, limitada neste corpo envelhecente que caminha em tua direção.
Beijo,
Nédier.