terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Um Ano Novo...Pandora e a Esperança

A Esperança faz parte do espírito humano. É uma virtude, um mal ou quem sabe, uma mistura destes dois atributos.



.
Pandora, foi a primeira mulher que existiu na mitologia grega. Ela foi criada por Hefesto e Atena, auxiliados por todos os deuses sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um, a graça, de outro, a beleza, de outros, a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais.
Hermes, porém, pôs no seu coração a traição e a mentira. Como coloca em cada um dos mortais....
Pandora foi enviada a Epimeteu. Prometeu recomendou a ela que não recebesse nenhum presente dos deuses. Epimeteu vendo sua radiante beleza, esqueceu o que lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.




Epimeteu tinha em seu poder uma caixa dada pelos deuses que continha todos os males do mundo. Avisou a mulher que não a abrisse. - E adianta avisar uma mulher que não abra uma caixa, que não coma uma maçã, que não gaste além da conta??
Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa tentasse fechá-la, somente conservou um único bem: - A ESPERANÇA. (E a Esperança não tendo escapado da caixa, permanece na caixa dos nossos corações).




Aberta a caixa todos os homens foram afligidos pelos males contidos nela. Os politeístas vêem Pandora como aquela que deu ao homem a possibilidade de se aperfeiçoar através das provas e da adversidade. Porém a Esperança dá ao homem força para enfrentar estas mesmas provas e adversidades.




Na filosofia pagã, Pandora não é a fonte do mal; ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza, pois, sem adversidade o ser humano não poderia melhorar.



...
Cada fim de um ano cristão, eu lembro de Pandora. Da caixa que ela abriu, deixando escapar todos os males que afligem a humanidade, mas não esqueço:
...a esperança ficou.
E é com a ESPERANÇA que conseguimos levar a vida em frente. E, no fim de mais um ano, nos sentimos como uma criança sorridente movida apenas pela a esperança de dias melhores.



...



Desejo que todos, nesta passagem de ano cultivem muita ESPERANÇA em um mundo melhor e mais justo. Quando pensamos em conjunto o pensamento ganha muita força. E esta força pode promover a paz, eliminar as guerras e promover a Justiça Social.



...
Um abraço,



Nédier




-foto: eu com 5 meses.
.........