domingo, 24 de agosto de 2008

Ângelus ou sobre os anjos nascidos de Drummond

Poema de sete faces
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida
(...)

Carlos Drummond de Andrade
.

Meus amigos,
Ontem postei uma poesia de Adélia Prado.
Hoje tentei lê-la para o meu marido e percebi que poesias, como a belíssima “Licença Poética”, pressupõem que o leitor goste de poesia e conheça pelo menos algumas clássicas de nossa antologia. Não é o caso de meu marido, ele é um técnico e não aprecia literatura e poesia, como a maior parte dos brasileiros.

O anjo que a Adélia se refere e que a destinou a carregar bandeiras foi inspirado, para quem não sabe, no anjo “gauche” – o anjo torto – de Drummond.

De vez em quando vejo referências, em músicas, poesias e textos sobre este tal anjo que quando nascemos nos predestina a alguma função insólita.
Anjos são insólitos.


Abro um parênteses
... e dedico-o à minha amiga Maria Helena Bandeira, a quem trato por Mhel.
O anjo de Manuel Bandeira é do time dos "Da Guarda" e não "Dos que Anunciam".
Leiam que lindo!

QUANDO MINHA IRMÃ morreu,
(Devia ter sido assim)
Um anjo moreno, violento e bom,
- brasileiro veio ficar ao pé de mim,
o meu anjo da guarda sorriu
E voltou para junto do Senhor.

Fecho parênteses.
.
O tal anjo que predestinou Drumonnd a ser “gauche” quando ele nasceu, inspirou alguns poetas, escritores e intelectuais, a se referirem aos seus destinos como se eles fossem apenas produtos da obediência servil ao anjo anunciador.
Abaixo coloco exemplos do anjo de Drummond na música e na poesia brasileira.
.
LET'S PLAY THAT
Torquato Neto

Quando eu nasci
um anjo louco muito louco
veio ler a minha mão
não era um anjo barroco
era um anjo muito louco, torto
com asas de avião
(...)

ATÉ O FIM
Chico Buarque de Hollanda

Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim
(...)

COM LICENÇA POÉTICA
Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta,
anunciou:vai carregar bandeira
(...)

Depois de ter escrito o que escrevi, pensei em Maria no episódio bíblico da Anunciação;
"Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra".
Nestes versículos bíblicos um arcanjo de nome Gabriel desceu, ou subiu do céu, pois não sei onde ele fica, e avisou Maria que ela seria Mãe. E embora ela “não conhecesse homem” aceitou o encargo de que seu corpo fosse um meio de transporte para que o Filho de Deus viesse ao mundo para ensinar o Amor e através do Amor trazer a paz e salvar os homens de boa vontade.
A anunciação pode parecer surrealista para os ateus e para os não cristãos, mas é pura poesia se lida como tal.

Escrevi esta versão livre:

Anunciação
Gabriel, um anjo dos céus
foi promovido a arcanjo
e enviado por Deus
a visitar uma virgem
que se chamava Maria,
para dar-lhe uma missão.

Ele chegou de mansinho
Embora estejam por perto
Não é comum percebermos
Quando um anjo nos visita.
Gabriel muito por certo
Deixou-a muito assustada
E para abrandar o susto
Disse o arcanjo à Maria
De uma forma angelical
Que era como sabia:

" Olá, Maria, cheia de graça,
Deus está com você".
Maria ficou confusa,
mas Gabriel logo acalmou
a mocinha temerosa:
"Não tenha medo, Maria,
Você está na graça de Deus.
vais conceber um filho
e chamá-lo de Jesus
será o filho do Altíssimo
e seu Reino não terá fim".

Nédier


P.S.:- Talvez algumas mulheres que desejem ter um filho, não pensem que este filho tão desejado terá que carregar uma cruz durante a vida, ao contrário, se sentem visitadas por um anjo quando recebem a notícia de que estão grávidas.

Foto: In Peace by Migueltreze