segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Agenda Latinoamericana 2010 será lançada na VI Jornada Científica



Comissão Pastoral da Terra - Regional Paraná
Assessoria de Comunicação
AGENDA LATINOAMERICANA 2010 SERÁ LANÇADA NA VI JORNADA CIENTÍFICA
O Núcleo de Estudos em Educação e Relações Étnicas (NEERE) da PUCPR promoverá no dia 19 de novembro, a VI Jornada científica e artístico-cultural de educação e relações étnicas.
A jornada está ligada à Semana da Consciência Negra, celebrada nacionalmente em memória do líder negro Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, data escolhida como Dia Nacional da Consciência Negra.

Com essa atividade, o NEERE pretende despertar a atenção da comunidade acadêmica para a temática das relações étnicas, que se apresenta com um desafio para a educação, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da lei 10639/03 que criou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O tema escolhido para esse ano é Conflitos raciais e o desafio da igualdade e contaremos com a presença de Frei João Xerri, fundador do Grupo Solidário São Domingos, responsável pelo estreitamento dos vínculos entre o Brasil e os companheiros de Nelson Mandela na África do Sul.
Em 1985, Frei João publicou o livro Cartas da África do Sul, fazendo ecoar as vozes dos combatentes contra o apartheid, em especial a de Steve Biko, martirizado pelos brancos racistas, e a do reverendo Michael Lapsley, da Igreja anglicana, que teve os braços arrancados e um olho perfurado ao abrir uma carta-bomba remetida por terroristas favoráveis ao apartheid.

Na ocasião será lançada a Agenda Latino-americana 2010, um dos livros mais divulgados dentro e fora do continente, organizado no Brasil sob responsabilidade de Frei João Xerri.
O trabalho conta com a participação de nomes como José Saramago, Leonardo Boff, Frei Betto entre muitos outros.

INFORMAÇÕES 3271-1375