sexta-feira, 7 de março de 2008

Brasileiro barrado na Espanha, por que no te callas?

Uma grande parte dos meus amigos justificou a violação da soberania territorial do Equador como interesse das Colômbia e dos EUA em coibir o tráfico de drogas.
Então, tá.
O ataque ao Iraque foi para coibir a fabricação de armas químicas.

Eu estou sempre sendo colocada na contramão dos fatos quando me posiciono sobre conflitos internacionais que envolvem a América Latina.
Fui duramente criticada quando me indignei com desrespeito daquele reizinho arrogante, criado pelo sanguinário Franco, a quem os espanhóis, e não só os espanhóis, como minha brasileiríssima filha Ana, adora de paixão.
Na ocasião, Hugo Chaves, um presidente da república eleito democraticamente pelo povo, foi mandado calar a boca em uma assembléia internacional porque chamou de fascista um ex-primeiro ministro espanhol, reconhecidamente, fascista.

Em matéria postada, 15 de Novembro de 2007
Escrevi:
- Entonces, Juanito? Porque não manda calar a boca de alguns bascos?Faça o que bem entender dentro dos limites do seu poder, MAS, por FAVOR, como diria o Chico Buarque, com mais poesia e ELEGÂNCIA:
- Afasta de mim este Cale-se!!!
http://meunomeenedier.blogspot.com/2007/11/aprendi-desde-criana-que-mandar-algum.html


Mas a opinião pública brasileira, na ocasião, achou natural que um presidente da república de um país latino americano fosse tratado como um súdito.

Ultimamente os brasileiros têm sido humilhados no aeroporto de Madri (a Ana, minha filha passou há muitos anos por esta experiência).
Não dão sequer os motivos do tratamento indigno que submetem os brasileiros que são detidos e mandados de volta.
- Agora somos nós que somos mandados calar a boca e o povo brasileiro fica indignado?
Tenho até vontade de dizer: - Bem feito!
Não digo. Também estou indignada. Tanto quanto fiquei com a falta de respeito ao Presidente Hugo Chávez.

Será que precisamos explicar aos espanhóis que, apesar de ter sido através de golpe militar, somos uma República desde 1889 – e que já não existem monarquias na América Latina??

Nédier

Em tempo: tenho um genro e uma neta espanhóis. Amo-os assim como amo toda a família espanhola que mora em Valência, são das pessoas mais gentis e educadas que conheço. Mas não dá para generalizar, nem argumentar com exceções.