quinta-feira, 11 de março de 2010

Maria Eva Duarte

Maria Eva Duarte

María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, (província de Buenos Aires, 7 de maio de 1919 - Buenos Aires, 26 de julho de 1952) foi uma atriz e líder política argentina . Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
Ler Biografia:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/eva_peron

.

Eva Perón foi uma personagem mítica na minha infância.
Eu folheava as páginas da revista “O Cruzeiro” até encontrar fotos daquela mulher deslumbrante. Seus penteados, seus chapéus, seus magníficos casacos de vison representavam para mim a figura de uma mulher poderosa. Uma rainha. Dos descamisados. Eu desconhecia o sentido desta palavra.

Seu carisma emudecia as praças. Quando ela falava o povo mal respirava.
Eu nada sabia sobre política, nem sabia onde era a Argentina e nem quem era Perón.

---------------------------

Estive em fevereiro, junto com a minha família, em um cruzeiro.

Ia de Santos à Buenos Aires.

Odeio cruzeiros. Odeio aquela cafonice dourada e a multidão em minha volta ( 3.800 pessoas). Eu me perco em Matinhos, imaginem naquele monstrengo de 16 andares, com cassino, bares, boates, shopping e tudo o que o capitalismo oferece.

Meus netos adoraram. Tinham 2 parques aquáticos, salas de jogo, atelier de arte (o Pedro aprendeu a lidar com argila e criou imagens surpreendentes para sua idade).

Os corredores eram muito longos e normalmente eu ia do lado contrário de minha cabine. Andava quilômetros e muitas vezes não encontrava nenhum dos meus. E estávamos em 13 pessoas.

Paramos em Punta del Este e, apesar da chuva, a cidade me deixou encantada. Os uruguaios são gentis, educados e simples, não tem nada da arrogância argentina.

Mal conheci Montevidéu.

Ficamos dois dias em Buenos Aires. Assitimos um lindo show de tango pra turista ver, fizemos passeios e compras. Poucas - tudo estava muito caro, ao contrário do que esperávamos...

Dentro de mim, a menininha Nédier quis conhecer o jazigo de Eva Perón situado em La Ricoleta.
Lá foi minha nora Cláudia para me ajudar acha-lo e tirar fotos (não fosse ela eu estaria procurando até hoje).
Não existe uma referência ao nome de Perón na tumba da família Duarte onde Maria Eva Duarte está enterrada.

Hoje vendo as fotos fiquei surpresa. Eu estava trajando um vestido azul estampado,
sem mangas e segurava uma sacola, como na foto abaixo, quando eu estava quase na entrada do cemitério


Porém, na foto seguinte, por algum efeito de luz, ou de um reflexo, pareço um fantasma abraçando meu neto Pedro. Como se eu vestisse um manto branco sobre a roupa. Não me reconheci, apesar do inseparável chapéu que uso.


Eu e meus netos em frente ao Jazigo da Família Duarte.

Existem explicações técnicas sobre os efeitos da foto, mas achei uma grande coincidência surgir aquele manto branco, como se a criança que amava Eva Perón se cobrisse para reverenciá-la.

Homenagens do povo à Maria Eva Duarte - Evita - no jazigo da família Duarte.

Nédier