terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Wagner Giron de la Torre - Defensor Público paulista é premiado pelo Senado Federal com a Comenda Direitos Humanos Dom Hélder Câmara



Veículo: DPE/SP
Data: 15/12/2010

O Defensor Público paulista Wagner Giron de la Torre, que atua em Taubaté, foi escolhido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal como um dos cinco vencedores da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A premiação foi anunciada na terça-feira (14/12) e é destinada a personalidades que tenham oferecido contribuições relevantes à defesa de direitos humanos no Brasil.
A indicação de Wagner Giron ocorreu em reconhecimento ao trabalho realizado como membro da Defensoria Pública de São Paulo. Dentre suas atuações, destacam-se a propositura de ações civis públicas que questionam os efeitos socioambientais derivados da monocultura de eucaliptos na região do Vale do Paraíba, além de ações coletivas em prol de famílias carentes atingidas pelas fortes chuvas do início do ano em São Luiz do Paraitinga.
Para Wagner, a Comenda mostra o reconhecimento das atividades da Defensoria Pública pelo Senado Federal. “Essa comenda empresta credibilidade em âmbito feral às ações desempenhadas pelas Defensorias Públicas em prol dos direitos humanos”, disse. Para ele, o prêmio também legitima “a luta de movimentos populares contra o monocultura de eucalipto em prol de políticas ambientais”. Além de Wagner, o Defensor Público do Pará Antônio Roberto Cardoso também foi agraciado; os outros vencedores foram Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Igreja Católica, o cearense Dom Manuel da Cruz e o Deputado Estadual Fluminense Marcelo Freixo.
A comenda será entregue no dia 21/12, durante a última sessão do Senado Federal em 2010.

Com Informações da Agência Senado (“Senado divulga nomes dos vencedores da Comenda Dom Hélder Câmara”, 14/12)
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.gov.br