quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara


MST recebe a Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara em Olinda.
Pernambuco, 09 de dezembro.

A cidade de Olinda conhecida nacionalmente pela sua efervescência cultural concede por meio da Câmara Municipal da cidade a Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara no dia 10 de dezembro ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra em Pernambuco.

Como dizia o Bispo dos Pobres Dom Helder,“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.”
Com este espírito de comemoração de uma trajetória de 20 anos de luta pela dignidade e emancipação humana, direito ao trabalho, educação e moradia, o MST é reconhecido como a organização popular que enervem na defesa da Reforma Agrária expondo por meio desta bandeira de luta os direitos dos homens e mulheres que vivem no campo, sujeitos a violência e repressão por parte do modelo de agricultura imposto a agricultura, a concentração de terra, a falta de políticas públicas e a violência gerada pelas milícias privadas.

A cada ano a medalha é concedida a organizações, clérigos, intelectuais e personalidades que por meio de suas atuações avançam na luta pelos direitos humanos. E desta vez, por meio dos cidadãos da cidade de Olinda e da iniciativa do vereador Marcelo Santa Cruz(PT) aprovada na sessão legislativa de 30.11, o MST junto com outras entidades como o Povo Xucuru de Ororubá, Creche Lar transitório de Christie, Dom Marcelo Carvalheira, Creche Criança do Reino, e União Nacional dos Estudantes participarão da solenidade ás 19:00 hs na Câmara Municipal de Olinda, onde o Coordenador Estadual do MST Jaime Amorim irá receber tal Medalha.

Esta indicação demonstra cada vez mais a legitimidade que a luta pela reforma agrária significa para o nosso país, diante dos últimos dados do IBGE onde aponta um aumento da concentração de terra, assim como a importância da produção de alimento das pequenas propriedades, isto significa mais um ato da sociedade em defesa da reforma agrária e do MST contra a criminalização dos movimentos sociais.


Setor Direitos Humanos
MST-PE