quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Para um amigo especial.

Foto: Sebastião Salgado

Meus amigo,
Desejo que faça muitas festas neste período - que se convencionou "de festas" - com muito amor e muita moderação.
Faça os que o cercam se sentirem mais felizes, isso trará felicidade a você.
Lembrem que o motivo desta festa de Natal é o nascimento de um menino pobre, que quando adulto foi torturado e morto porque tentou ensinar os homens amar o seu próximo. Por esta razão foi considerado um revolucionário perigoso que podia abalar as estruturas de uma sociedade hipócrita, que, infelizmente, continua sendo.
Quer acreditem ou não em Jesus Cristo, tente , nesta data, em homenagem à sua vida e morte - amar o próximo.
É difícil, mas não é impossível.
Este é o espírito do Natal.
A origem da troca de presentes é em razão de que supostos reis magos, trouxeram ouro, incenso e mirra para um pobre recém nascido.
Na Antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o incenso para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra para um profeta. A mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade.
Tudo isso é metafórico!
Em alguns países da Europa, como a Espanha a troca de presentes é no dia 6 de janeiro, que se convencionou ser o Dia de Reis.
Os presentes na atualidade são representados por um velho gordo, vestido com roupas impróprias para o país tropical que vivemos.
Os melhores presentes que podemos dar são abraços e gestos carinhosos, são demonstrações de afeto que muitas vezes não temos tempo, nem disposição de dar.
Aceite este abraço carinhoso que envio.
Nédier