quinta-feira, 20 de maio de 2010

Para meus filhos Fabrício, Ana Paula e Ricardo

A canção de qualquer mãe
.
Lya Luft
.
“ Que nossa vida , meus filhos , tecida de encontros
e desencontros , como a de todo mundo , tenha
por baixo um rio de águas generosas , um
entendimento acima das palavras e um afeto
além dos gestos – algo que só pode nascer entre
nós . Que quando eu me aproxime , meu filho ,
você não se encolha nem um milímetro com
medo de voltar a ser menino , você que já é
um homem . Que quando eu a olhe , minha
filha , você não se sinta criticada ou avaliada ,
mas simplesmente adorada , como desde o
primeiro instante .
Que , quando se lembrarem de sua infância , não
recordem os dias difíceis ( vocês nem sabiam ) ,
o trabalho cansativo , a saúde não tão boa , o
casamento numa pequena ou grande crise , os
nervos à flor da pele - aqueles dias em que , até
hoje arrependida , dei um tapa que ainda agora
dói em mim , ou disse uma palavra injusta .
Lembrem-se dos deliciosos momentos em família,
das risadas , das histórias na hora de dormir ,
do bolo que embatumou , mas que vocês
pequenos , comeram dizendo que estava
maravilhoso .
Que pensando em sua adolescência não
recordem minhas distrações , minhas imperfeições
e impropriedades , mas as caminhadas pela praia ,
o sorvete na esquina , a lição de casa na mesa
de jantar , a sensação de aconchego , sentados na
sala cada um com sua ocupação .
Que quando precisarem de mim , meus filhos ,
vocês nunca hesitem em chamar : mãe !
Seja para prender um botão de camisa , ficar
com uma criança , segurar a mão , tentar fazer
baixar a febre , socorrer com qualquer tipo de
recurso , ou apenas escutar alguma queixa ou
preocupação .
Não é preciso constrangerem-se de ser filhos
querendo mãe , só porque vocês também já
estão grisalhos , ou com filhos crescidos ,
com suas alegrias e dores , como eu tenho e
tive as minhas. Que , independendo da hora e
do lugar , a gente se sinta bem pensando no
outro . Que essa consciência faça expandir-se
a vida e o coração , na certeza de que aquela
pessoa , seja onde for , vai saber entender ;
o que não entender vai absorver ; e o que
não absorver vai enfeitar e tornar bom .
Que quando nos afastarmos isso seja sem
dilaceramento , ainda que com passageira tristeza ,
porque todos devem seguir seu caminho , mesmo
que isso signifique alguma distância : e que todo
reencontro seja de grandes abraços e boas
risadas . Esse é um tipo de amor que independe
de presença e tempo . Que quando estivermos
juntos , vocês encarem com algum bom humor e
muita naturalidade se houver raízes grisalhas no
meu cabelo , se eu começar a repetir histórias ,
e se tantas vezes só de olhar para vocês meus
olhos se encherem de lágrimas : serão apenas
de alegria porque vocês estão aí .
Que quando pareço mais cansada vocês não
tenham receio de que eu precise de mais ajuda
do que vocês podem me dar : provavelmente não
precisarei de mais apoio do que do seu carinho ,
da sua atenção natural e jamais forçada .
E , se precisar de mais que isso , não se culpem
se por vezes for difícil , ou trabalhoso ou
tedioso , se lhes causar susto ou dor :
as coisas são assim .
Que , se um dia eu começar a me confundir ,
esse eventual efeito de um longo tempo de
vida não os assuste : tentem entrar no meu
novo mundo , sem drama nem culpa , mesmo
quando se impacientarem . Toda a transformação
do nascimento à morte é um dom da natureza ,
e uma forma de crescimento .
Que em qualquer momento , meus filhos , sendo
eu qualquer mãe , de qualquer raça , credo ,
idade ou instrução , vocês possam perceber
em mim , ainda que numa cintilação breve , a
inapagável sensação de quando vocês foram
colocados pela primeira vez nos meus braços :
misto de susto , plenitude e ternura , maior e
mais importante do que todas as glórias da
arte e da ciência , mais sério do que as
tentativas dos filósofos de explicar os enigmas
da existência .
A sensação que vinha do seu cheiro , da sua
pele , de seu rostinho , e da consciência de
que ali havia , a partir de mim e desse amor ,
uma nova pessoa , com seu destino e sua vida ,
nesta bela e complicada terra. E assim sendo ,
meus filhos, vocês terão sempre me dado muito
mais do que esperei ou mereci ou imaginei ter.”

.

- Recebi este texto emocionante, formateado em pps. pela minha linda amiga Marisa Giglio. Obrigada, querida.

Nédier