domingo, 1 de agosto de 2010

Pontos de Vista: descanso ou desconsolo


Antes de dormir eu leio ou desenho um pouco.

Ontem à noite eu tinha às mãos apenas umas folhas de papel em branco e um lápis de maquiagem para sobrancelhas. Fiquei rabiscando.
Eu gosto de desenhar fitas enroladas para me acalmar.
Figuras sem nenhum sentido, às vezes as fitas acabam formando vasos, mulheres ou homens enrodilhados nelas, ou simplesmente fitas.
Só hoje ao acordar eu vi que tinha desenhado o meu desconsolo. Escaneei para salvar no computador. Está acima.

Nesta semana eu perdi do meu convívio uma prima,
Era uma mulher linda, que amava a vida como ninguém e que nos últimos anos resistiu com bravura exemplar à uma hepatite fatídica .
Quando as dores davam uma folga, e eram terríveis, ela agia como se já não estivesse desenganada por todos os médicos e vivia com tamanha intensidade que acabava por nos contagiar
Encontrei-a em Caiobá há pouco tempo, estava com o marido e uma filha. Passei pelo restaurante onde almoçavam às 4 horas da tarde e entrei. Rimos muito. Todos nós fingíamos que estava tudo bem.
Ela vivia como se não fosse morrer e estava sempre fazendo planos, para a próxima viagem, a próxima festa que iria organizar, para o próximo acontecimento aonde iria se fazer feliz. Uma de suas duas filhas, a que estava junto, é advogada, quase não a reconheci, tão magra e abatida.

Minha prima mais amada. Adorava festas.
Pediu que deixassem o seu caixão fechado para que guardássemos apenas a sua imagem em vida. É o que faço. Dela guardo apenas sua imagem de mulher bonita, sorridente e feliz
Era inteligente, espirituosa. Entendíamos-nos apenas num olhar, quase sempre irônico.

Eu, que quase nunca consigo extravasar minha tristeza, quando recebi o telefonema de meu filho me avisando que ela morrera, consegui chorar alto, gritar, esbravejar contra a vida.

Nédier

Meu marido chegou agora de viagem e viu meu desenho. Elogiou. Comentei que devia representar meu desconsolo e ele discordou:
- Eu vejo a imagem de uma mulher que enfim descansou. Feliz e relaxada.