quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ilan


- Nédier, você pode fazer melhor. Esqueça esta história de achar que tem um bom estilo, não serve pra nada.Ouço quase todos os dias esta frase do meu personal de natação, um judeu bonitão, ruivo e rabugento que adoro. (Ele não se acha ruivo...)
Que ele é o melhor no que faz é uma unanimidade entre os profissionais que trabalham com ele. Eu nado na última raia e ele vai e volta comigo, corrigindo:
- Braçada mais larga!!
- Olhos abertos.
- Fure a água com as mãos.
- Pronto, esqueceu as pernas. Lembre do ritmo: um, dois. um dois...
- De onde você tirou esta posição das mãos? E irônico imita-as.
- Elas têm que ficar sempre um palmo embaixo d'água.
- Feche os dedos...etc...etc...
Não toma conhecimento dos meus protestos e palavrões. Às vezes apelo:
- Sou uma velhinha que está se restabelecendo de uma cirurgia. Ele ri:
- Não apele, você sabe que é melhor que muitas menininhas e precisa recuperar a musculatura das pernas.É o máximo e único elogio que ele me faz.O outro "elogio" é uma crítica:
- Você foi muito bem nas três primeiras braçadas.
Quando tento assimilar uma nova orientação, esqueço o resto. Quando a domino, tudo fica mais fácil e sinto que estou nadando melhor.Se ele me sente muito tensa, porque reclamo muito, me afogo, bato a cabeça no fim da piscina, ele me manda relaxar:
- Agora pode nadar naquele estilo que você inventou. É um estilo que batizei de "A Vó da Sereia". Ele me diz brincando que eu devia patentear. É uma delícia!! Parece o nadar da Pequena Sereia que já vi em filmes com meus netos. Com as pernas fechadas como no estilo golfinho eu vou fazendo curvas com meu corpo e uso a braçada de peito quando quero vir à tona. Relaxo e me acalmo.


Tudo isso parece uma metáfora da vida.
Aperfeiçoar os pequenos detalhes
sabendo
que só assim PODEMOS FAZER MELHOR. Lembrando que, quando necessário, é preciso relaxar.


Nédier
PS.: Acho que o Ilan pretende fazer eu atravessar o Canal da Mancha... mas até lá eu vou ter uns 80 anos.