segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lya Luft - in "Secreta Mirada e outros poemas

“ Todo o cansaço chega a algum colo ; todo o olhar encontra um
espelho ; toda a vida tem significados que cabe a nós mesmos
descobrir ou construir .”
.
.
CANÇÃO DO RIO DO MEIO
.
“ Um rio jorra entre o porão e o sótão
da nossa vida :
leva dores e amores , nosso último riso
há tanto tempo .
Mas numa curva qualquer , porque ainda respiramos ,
tudo pulsa outra vez e brilha de ousadia
sabendo que temos pela frente
algum calor , e um rumor de águas na areia .
Passa no meio de nós , entre o sonho do sótão
e o medo dos porões , o rio da vida :
que me leve para diante ainda uma vez , e muitas ,
que venha até mim com sua água turva
ou clara de esperança , toda a audácia e o fervor
que pareciam idos .”
.
.
“ Algo se aproxima , alguma coisa nova no pedaço
de caminho que vemos pela frente começa a nos
intrigar .
Saímos do casulo em que andamos
enfiados , botamos a cabeça fora para enxergar
melhor , mas pode ser apenas uma fantasia .
Alguém - ou alguma coisa - pronuncia o nosso nome .
A alegria pode ser uma ameaça , e a gente se
esconde outra vez com medo de ter-se enganado .
Para que arriscar uma nova perda , um novo machucado
onde as velhas feridas não sararam direito ?
Melhor voltar a dormir .”

..
..
..
CANÇÃO DA ALHEIA PRIMAVERA
.
.
“ Talvez se agite um braço me chamando :
mas tão longe , nem se move
as névoas dessa ausência .
Quando achei que era tempo , não era :
quando apanhei a estrela , passava
um vaga-lume qualquer entre meus dedos .
Talvez desça um navio me procurando
mas não quero viagens : sou
um pálido coral numa água morna ,
e vagamente aflora um movimento
- mas pode ser a sombra do meu sono .
Talvez haja um amor me inventando ,
mas tão vago , nem roça
as beiras da minha praia : concha breve
e encolhida , não vou desenrolar
o meu abraço . Quando achei
que era tempo , não era :
talvez este ondular entre meus ramos
venha de alguma alheia primavera .”
.
.
Esta página é dedicada à Marisa Giglio que me mandou estes belíssimos poemas/canções da Lya Luft que eu ainda não conhecia