quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pela Paz em Bolívia I


Montevidéu, 08 de setembro de 208]
Comunicado de Imprensa
Pela paz em Bolívia
A Presidência do Parlamento do MERCOSUL vem a público manifestar sua profunda preocupação com a situação política da Bolívia.
Mesmo após os recentes Referendos Revogatórios realizados em todos os departamentos da República da Bolívia, que conferiram renovada e sólida legitimidade aos governantes e que transcorreram num clima de mais absoluta normalidade, conforme o depoimento unânime de dezenas de missões observadoras, inclusive a deste Parlamento, a tensão naquele país não dá mostras de arrefecer. Pelo contrário, observa-se uma crescente radicalização do processo político boliviano que pode ter conseqüências imprevisíveis.
A não-aceitação de legítimos resultados eleitorais, a recusa ao diálogo, a obstrução de estradas, certos discursos pró-separatismo e a ameaça da ocupação de campos de gás, com o intuito de impedir a exportação para Estados Partes do MERCOSUL, conformam um quadro instável que repercute negativamente no Mercado Comum do Sul.
A Presidência apela a todas as forças políticas bolivianas a que aproveitem o novo quadro político criado pelos referendos revogatórios e estabeleçam um diálogo de alto nível, o qual deve ser conduzido de modo a pacificar as disputas políticas que ocorrem naquele país e assegurar o desenvolvimento econômico e social e a imprescindível unidade territorial da Bolívia.
A Presidência também concita todas as forças políticas bolivianas, bem como os meios de comunicação de massa daquele país, a que se conduzam, nesse momento crucial da história da Bolívia, com a mesma maturidade e responsabilidade demonstrada pelo grande povo boliviano nos recentes pleitos eleitorais.
A Presidência, ademais, lembra que a República da Bolívia, Estado Associado do MERCOSUL, é signatária do Protocolo de Ushuaia, que consagrou a cláusula democrática do bloco.
Por último, a Presidência do Parlamento do MERCOSUL manifesta o seu entendimento de que é do interesse de todos os Estados Partes do MERCOSUL que a Bolívia se encontre, cada vez mais, com seu destino de nação economicamente próspera, socialmente justa, politicamente estável e democrática.
DR. ROSINHA
Presidente do Parlamento do MERCOSUL