segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Noite dos Mascarados / Máscara Negra


Meus queridos
A minha juventude inteira foi feita de : - esperar o próximo Carnaval. Fantasias improvisadas com pano de cortina, com sacos de estopa...a juventude deixava as adolescentes bonitas, não importava a maquiagem caricatural, ela não escondia o frescor, a beleza e a alegria que tínhamos e nem sabíamos.
Tentei escrever sobre o Carnaval, até ouvi falar que os bailes de salão vão voltar. Talvez eu volte aos salões. A avenida é um fato complicador para esta mulher que se perde até em Matinhos, que conhece desde que nasceu e tropeça não só nas pedras, no meio fio, mas nos próprios pés.
Não sou saudosista. Estou vivendo um tempo feliz. A maturidade nos dá segurança, afetos sólidos. As desilusões vividas tiraram de nós as falsas expectativas.
- E o Carnaval??
O Carnaval continua, com novos ritmos e novos costumes. Assim é a vida, não adianta olhar para trás, é seguir em frente. Resolvi fazer uma homenagem modestíssima a estes dias "de folia momesca" como diziam no meu tempo passado, coloquei as duas marchinhas carnavalescas que mais gosto e aproveitei uma foto que tiraram de mim no baile de formatura da Luíza Bernardi. Como na foto, uma máscara negra esconde meu rosto, posso dizer que acho-a linda.
Amanhece, segunda-feira de Carnaval e o silêncio é quase papável. Os "foliões" dormem, logo vão acordar e retomar a cacofonia enlouquecedora.
Ontem, uns jovens em uma casa ao lado do meu apartamento gritavam juntos:- Nós viemos aqui pra incomodar!!!
Não incomodam.
Lembro de mim mesma, voltando dos bailes - dia já claro - de mãos dadas com o namoradinho da vez e cruzando com as velhas senhoras que iam à missa. Elas se persignavam com a nossa passagem.(persignar significa fazer o sinal da cruz na testa, na boca e no peito, viu Nando rs...).
- Vade retro...Como nos divertíamos em escandalizar uma sociedade tão cheia de preconceitos contra a felicidade.Pronto! Já escrevi alguma coisa sobre o Carnaval.
Pelo menos isso!!!
Nédier







Noite dos Mascarados




- Quem é você?




- Adivinha, se gosta de mim!
Hoje os dois mascarados




Procuram os seus namorados




Perguntando assim:
- Quem é você, diga logo...




- Que eu quero saber o seu jogo..




- Que eu quero morrer no seu bloco...




- Que eu quero me arder no seu fogo.
- Eu sou seresteiro,




Poeta e cantor.




- O meu tempo inteiro




Só zombo do amor.




- Eu tenho um pandeiro.




- Só quero um violão.




- Eu nado em dinheiro.




- Não tenho um tostão.




Fui porta-estandarte,




Não sei mais dançar.




- Eu, modéstia à parte,




Nasci pra sambar.




- Eu sou tão menino




- Meu tempo passou...




- Eu sou Colombina!




- Eu sou Pierrô!




Mas é Carnaval!




Não me diga mais quem é você!




Amanhã tudo volta ao normal.




Deixa a festa acabar,




Deixa o barco correr.
Deixa o dia raiar, que hoje eu sou




Da maneira que você me quer.




O que você pedir eu lhe dou,




Seja você quem for,




Seja o que Deus quiser!




Seja você quem for,




Seja o que Deus quiser!




@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@




Máscara Negra




@@@@@@




Quanto riso!





Oh! quanta alegria!





Mais de mil palhaços no salão.





Arlequim está chorando





Pelo amor da Colombina





No meio da multidão.





Foi bom te ver outra vez,





Está fazendo um ano,





Foi no carnaval que passou.





Eu sou aquele Pierrô




Que te abraçou




e te beijou meu amor.




Na mesma máscara negra




Que esconde o teu rosto




Eu quero matar a saudade.




Vou beijar-te agora,




Não me leve a mal




Hoje é carnaval.




@@@@@@@@@@@