quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O ciúme patológico em dois capítulos

O ciumento
O(a) ciumento(a) verifica se a pessoa está onde e com quem disse que estaria, abre correspondências, ouve telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, segue o companheiro(a), contrata detetives particulares, etc. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida. Os ciumentos estão em constante busca de evidências e confissões que confirmem suas suspeitas mas, ainda que confirmada pelo(a) companheiro(a), essa inquisição permanente traz mais dúvidas ainda ao invés de paz. Depois da capitulação, a confissão do companheiro(a) nunca é suficientemente detalhada ou fidedigna e tudo volta à torturante inquisição anterior.
Os portadores de Ciúme Patológico comumente realizam visitas ou telefonemas de surpresa em casa ou no trabalho para confirmar suas suspeitas. Os companheiros(as) desses pacientes vivem dissimulando elogios e presentes recebidos ou omitindo fatos e informações na tentativa de minimizar os graves problemas de ciúme, mas geralmente agravam ainda mais.O que aparece no Ciúme Patológico é um grande desejo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro(a).
O Ciúme Patológico é um problema importante para a psiquiatria, que envolve riscos e sofrimentos, podendo ocorrer em diversos transtornos mentais. Na psicopatologia o ciúme pode se apresentar de formas distintas, tais como idéias obsessivas, idéias prevalentes ou idéias delirantes sobre a infidelidade.

O ciúme
O ciúme patológico é uma experiência emocional complicada e destruidora para as duas pessoas.Se você está passando por uma situação dessas é importante perceber claramente que a raiva, a tristeza e a depressão não são sentimentos de amor.Mas nem tudo está perdido, o ciúme patológico tem tratamento.
Muita gente acha que o ciúme é uma demonstração de amor; outras acham que é sinal de uma pessoa possessiva.
A única certeza é que quando esse sentimento ultrapassa a fronteira do respeito, se torna um problema que com o tempo só piora.

Quem sofre de ciúme patológico faz as coisas mais absurdas com a outra pessoa. Em geral este tipo de ciúme leva a desconfiança, vigilância, perseguição, agressão e violência.
Também leva a pensamentos obsessivos de infidelidade e traição por parte da pessoa amada.
O ciúme patológico é resultado de pensamentos irracionais.
O problema começa porque a pessoa não consegue avaliar acontecimentos da sua vida de forma lógica, especialmente o comportamento que aprendeu com os pais quando era criança.Adultos ciumentos aprenderam a desconfiar dos outros desde pequenos e também aprenderam a pensar de forma negativa sobre si mesmos. Por isso as pessoas com baixa autoestima tem mais chances de sofrer de ciúme patológico. O tratamento do ciúme patológico em geral é feito com medicação e psicoterapia.
Não existe uma cura rápida.
Só a pessoa que sofre com isso é capaz de entender e resolver o problema.
Procurar a ajuda de um especialista é a melhor opção.
Só um especialista pode usar diferentes ferramentas para ajudar a pessoa a perceber os erros de avaliação que está cometendo.
Outro motivo para procurar um especialista é pra mudar as expectativas falsas em relação ao amor, fidelidade, relacionamentos e comportamento do parceiro.
A pessoa também aprende técnicas para enfrentar e controlar as emoções negativas, como a raiva, a tristeza e a ansiedade.
O ciúme patológico está ligado a um amor obsessivo e irracional.
O ciúme é uma emoção ruim, que faz as pessoas enxergarem as situações de forma errada.

O ciúme obsessivo é capaz de acabar com uma relação e também com a estabilidade emocional das pessoas.
O ciúme em geral faz a pessoa se descontrolar, prejudicando a si mesma e a seu parceiro. Por isso, se você conhece alguém que tem esses sentimentos pouco saudáveis, aconselhe a pedir a ajuda de um especialista. Assim a pessoa vai poder ter uma vida mais feliz e tranquila novamente.
Se ela tem três ou mais dos sintomas descritos abaixo, está na hora de tomar uma atitude:
- Nervosismo, inquietação, impaciência.
- Excesso de cansaço.
- Dificuldade para se concentrar.
- Irritação.
-
Tensão muscular, tremor, dores de cabeça.
- Mudanças no sono: dificuldade para pegar no sono, dificuldade para dormir uma noite inteira, sensação de cansaço mesmo depois de uma noite de sono.
- Transpiração, palpitações e taquicardia, problemas estomacais, enjoos, hiperventilação (respiração muito rápida).
A depressão causada por preocupação excessiva provoca mal-estar físico, o que pode prejudicar as relações sociais e com a família. É importante manter um equilíbrio entre as expectativas e o precisa ser feito para alcançá-las. Viver a vida é pensar no futuro, mas sem deixar de aproveitar cada minuto do presente. NADA do que possa nos acontecer é o fim do mundo, mesmo que pareça. A vida é cheia de situações. Quem estiver se sentindo muito mal e acha que tem todos os sintomas de depressão, e que eles estão prejudicando a sua vida, deve procurar um amigo em quem confia para que ele possa ajudar. Existem muitas maneiras de tratar a depressão e voltar a ser feliz.,........................

- Encontrei esta explicação didática sobre o ciúme obsessivo, utilizei parte do texto nos endereços abaixo e estou postando-o em meu blog porque sou sempre inquerida sobre este assunto e achei que a explicação freudiana, sempre ligada ao sexo, seria muitas vezes cansativas e de difícil aceitação.
Nédier
....................................
http://sirleacoisademulher.blogspot.com/2011/12/o-ciume-patologico.html


http://gballone.sites.uol.com.br/voce/ciume.html
...................................