domingo, 12 de fevereiro de 2012

Guaraqueçaba em domingo de sol, sob meu olhar



Eu e meu olhar insinuante, como diz meu neto Pedro, que tem 10 anos e é o fotógrafo da família: - Faz agora aquele olhar insinuante.Ensinou-me como se faz...rs...

..

Grande parte dos homens procura, além do horizonte inalcançável, uma alegria, um momento feliz, um bem material, uma boa companhia e esquece de olhar em seu entorno. Às vezes até olha e nada vê porque a ilusória busca do inatingível impede que a realidade seja vista em sua plenitude.
Estou só. A janela desta casa é a moldura de um quadro onde os tons se alternam conforme a posição do sol e a brisa.
Vejo a baía, a Serra do Mar, a estradinha lá embaixo onde passam crianças, homens e mulheres simples, sem artifícios. São o que são, dizem o que pensam, riem alto e devem chorar alto quando magoados.
Escuto o canto de pássaros escondidos nos ramos das árvores, este trinar se mistura com o som de marteladas dadas por alguém que aproveita o domingo para fazer reparos. Latidos de cachorros - com donos - mas que ficam soltos pela rua assustando os temerosos e se aproximando simpáticos dos que, como eu, não vêm neles nenhuma ameaça.
..
Meu marido saiu à pouco, eu fiquei, porque apesar da hora avançada da manhã eu estava com sono. Porém o silêncio e a tranquilidade me despertaram para viver plenamente o momento.

Minha casa fica em cima de uma pedra alta, a ruazinha em frente fica abaixo da minha linha de visão e por esta razão as pessoas parecem menores para mim.
Um pai passa levando o filho montado em em seu pescoço, a criança segura-se sem medo nos cabelos de seu pai. Ouço a voz infantil e gostosa:
- Né, pai?
Eles cruzam com um velho carregando uma sacola.
Um barco dá a partida e cruza em fente à minha casa, movimentando a paisagem emoldurada pela minha janela.
Tudo tão bom, tão perfeito...
O céu enfeitado com farpas de nuvens brancas destaca a imponência da Serra do Mar...verde "como te quiero verde" como disse o poeta.
Da televisão, ligada sem eu perceber, veio o som de um locutor entusiasmado, acho que transmitia uma prova de triatlo em Búzios:
- Brasil! Brasil! Brasil!
Para me situar no tempo lembro que à pouco foi anunciada a morte de Whitney Houston.
..


Hoje volto para Curitiba. Vamos enfrentar 75 km de uma estrada esburacada e cheia de pedras. Horrível!! Mas esta realidade não perturba o bom, o belo, a felicidade deste instante e de todos os momentos vividos neste fim de semana.
..
Os moradores de Guaraqueçaba são, em sua maioria, pescadores. Homens bem-humorados de riso solto e que amam este lugar e cuidam, ciumentos, que a natureza generosa não seja corrompida.
..
Como tenho coragem de reclamar da minha vida? A saúde está em alta depois de algumas oscilações. Tenho o amor, o carinho e o respeito dos que me cercam, o conforto desta casa, a beleza inacreditável deste lugar.
Ao meu lado tenho o homem que conheço desde sempre. Admiro-o pela inteligência brilhante, pela capacidade de trabalho. Pela garra!

Entre nós dois existe muito carinho e cumplicidade. Ele me deu filhos maravilhosos!
( é claro que sempre houveram dificuldades e obstáculos que superamos e que espero continuemos superar)
..
Somos nós que criamos os problemas, as desavenças, os conflitos porque nos acostumamos não admitir a felicidade nas coisas simples e tangíveis. Porque nos envolvemos com pessoas que são inadequadas porque vêem a vida por um prisma inadequado para nossas vidas.
Uma ave mergulha feito um raio e volta a voar com um peixe preso em seu bico.
(às vezes vejo um casal de botos em sua dança mágica e ondulante)
..
- Será que estou conseguindo dividir com vocês este momento?
Não sei porque me questiono pois isso, realmente, nada muda.
Nédier
.



- A vizinha ao lado é uma morena linda, com a cara e os atributos que costumam identificar uma brasileira. Segura seu quarto filho de seis meses no peitoril da janela. Uma criança saudável, roliça que eu ainda não conhecia e para saber o sexo perguntei seu nome para a mãe e lá veio o inusitado:
- Azaf !!
- Azaf ??
- É um menino.
Então tá

...


-Este texto é dedicado à minha amiga, a linda e guerreira Marinalva Dantas que vive em Natal.
.......

2 comentários:

Familia Chatos - Claudia disse...

Fico muito feliz quando te vejo tão serena assim, minha sogra querida, sabes que te amo!!

Nédier disse...

Eu também te amo muito, minha filha, você também sabe.
Beijo,
Nédier