sábado, 13 de outubro de 2007

Paulo Autran, minha homenagem pessoal.

Fotos do Yahoo
A morte de Paulo Autran
"Eppur si mueve"
.
Quanto à introdução de novidades.
"Quem poderia duvidar que leve às piores desordens quando mentes que Deus criou livres são compelidas à submissão escrava a uma vontade externa?
Quando nos dizem que devemos negar a evidência de nossos sentidos e sujeitá-las ao capricho de outros?
Quando pessoas sem qualquer competência são tomadas juízes de peritos e se lhes outorga autoridade para tratá-los como lhes aprouver?
São essas as novidades capazes de levar à ruína das comunidades e
à subversão do Estado."
Galileu Galilei
(Diálogos Sobre os dois Principais Sistemas do Mundo)
.
Em agosto de 1989 tive o privilégio de assistir Paulo Autran no Teatro Guaíra, em Curitiba, na única montagem da peça “A Vida de Galileu Galilei” encenada por ele e dirigida por Celso Nunes.

"Paulo Autran insistiu em montar esta peça com alunos inexperientes, impedindo a realização de alçar maiores vôos.”

Galileu Galilei foi um dos primeiros a perceber que, ao contrário do que dizia a Igreja, a Terra não está no centro do mundo e o Universo obedece a outras leis que não as de Deus. Diz a lenda que quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a abjurar a sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu teria murmurado:
"Eppur si muove" ("No entanto move-se").
341 anos (e tão inutilmente!) após a sua morte, em 1983, a mesma Igreja, revendo o processo, decidiu pela sua absolvição em 1999

Como Galileu, Paulo Autran tentou introduzir novidades, insistindo em montar esta peça com alunos inexperientes do Teatro de Comédia do Paraná e talvez o preconceito que tentou calar Galileu, tenha impedido que a peça “alçasse maiores vôos”.

Nédier