segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Stephanine Ricciardi
..
..
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sob a orientação do lendário dançarino e coreógrafo do Bolshoi, Vladimir Vasiliev, apresentou neste domingo dia 9 às 19 horas e no dia 10 às 21 horas - a suíte Don Quixote, no Teatro Guaíra em Curitiba.
.
Fui assistir a este espetáculo indescritível em companhia de minha filha Ana e de minha neta Clara.
- Cheguei a perder o fôlego diante de tanta beleza!!
.
O público curitibano, geralmente discreto, ovacionou toda a apresentação, aplaudindo-a de pé.
.
Stephanine Ricciardi, a Nine, em pleno domínio de sua arte, na beleza e na leveza de seus gestos, foi um dos maiores destaques, era aplaudida de forma efusiva a cada entrada em cena. Como solista, deslumbrou o público que a ovacionava mesmo antes que ela encerrasse cada apresentação.
Não tenho dúvidas que ela, em um futuro próximo,
fará parte do restrito grupo não apenas das melhores bailarinas brasileiras, como das melhores bailarinas do mundo.
Vê-la dançar é ter esta certeza.
.
Costumo assistir às apresentações de ballet no Teatro Guaíra, mas esta sem nenhuma dúvida, foi a mais linda e impecável que já assisti em toda minha vida.
A perfeição artística de todo elenco, o figurino de um colorido inusitado, a música vibrante e majestosa tornaram a Suíte do Ballet Don Quixote um espetáculo inigualável.
O
Não consigo avaliar o orgulho e a emoção de Marystela Ricciardi e de Anísio Filho, pais de Stephanine Ricciardi, ao vê-la como principal bailarina na apresentação desta suíte baseada na obra homônima de Miguel de Cervantes.
.
O espetáculo que contou com a presença de 100 bailarinos em cena - marcou a formatura da primeira turma brasileira da famosa escola russa de dança.
.
Para o bailarino e coreógrafo Vladimir Vasiliev que veio ao Brasil especialmente montar essa coreografia, a encenação de Don Quixote é uma prova definitiva do amadurecimento de uma companhia de dança clássica:
“Uma companhia que possa encenar Don Quixote pode executar quase qualquer balé”.

Um pouco sobre Nine

Stephanine Ricciardi Rocha, Nine, a jovem bailarina acreana, começou em Rio Branco, mudou-se para Vitória (ES) e de lá foi aprender mais na Escola de Teatro Bolshoi do Brasil (ETBB) em Joinville (SC).
Ela se formou em dança clássica no dia seis de dezembro, quando participou de uma apresentação de balé contemporâneo.
.
Nine começou na Academia Dançando no Ritmo, em Rio Branco, sob a orientação das professoras Lina Márcia de Andrade e Lílian Pinho.
Ingressou com apenas 13 anos na Escola de Dança Mônica Tenori, em Vitória.
Antes de chegar ao Bolshoi obteve o primeiro lugar em dança flamenca, no “Passo de Arte”, em Santos. Conseguiu outro primeiro no Enerdança, em Vitória, apresentando uma variação do Balé Esmeralda.
.
A Escola de Teatro Bolshoi do Brasil que formou a sua primeira turma, se firma realmente em solo brasileiro, com toda a sua tradição cultural na dança clássica e em outras modalidades.
.
“Se para ela (Nine) dançar é a felicidade, para a família é muito mais”, diz Marystela Ricciardi.
A mãe de Nine também aproveita para fazer um apelo às autoridades da cultura brasileira.
“Invistam mais em arte e cultura”.
Para ela, a formação dos jovens do Bolshoi Brasil é um prova concreta de que o país poderá ser, a exemplo Rússia, referência em dança clássica e contemporânea. “Esses jovens, a maioria de famílias humildes, deram prova disso”. http://www.agenciaamazonia.com.br
..
Algumas fotos tiradas ontem, dia 9 de dezembro, terminado o espetáculo podem ser vistas no endereço abaixo.
.
.
Nédier