terça-feira, 24 de março de 2009

Com o coração pesado como chumbo, faço uma declaração de amor a uma cidade

Cornélio Procópio é a cidade que amo, amo, amo...

Que o Cristo da cidade de Cornélio Procópio
Proteja-a!!

Nasci e sempre morei em Curitiba.
Cornélio para mim, desde criança, era a cidade onde morava minha tia mais amada, irmã de meu pai. Seu nome era Cecília, mas ela era mesmo a tia Marica, filha do velho Antonio Brusamolin e casada com um bancário do Banco do Brasil que iniciou sua carreira como contador em Cornélio Procópio em sua agência recém inaugurada... Lá vai mais de meio século.
Conheci Cornélio bem adulta...Eu era uma “jovem” senhora idosa...rs... que veio substituir um auditor fiscal que tinha uma ordem de serviço para fiscalizar os bancos da cidade e ficou doente nas vésperas de viajar.
Foi chegar e me apaixonar por Cornélio Procópio
Toda a minha família, todos os meus amigos sabem do amor que sinto por esta cidade e por sua gente.
Toda esta introdução é para contar que meu coração está pesado como o chumbo que contamina a minha Cornélio.
Fiz algumas pesquisas e fiquei horrorizada com o descaso de nossas autoridades com este problema trágico e letal que afeta a minha Cornélio. Estou transcrevendo apenas dois.

“O teste, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apontou altíssimos índices de metais pesados no organismo dos peixes, principalmente cromo e chumbo. “O cromo encontrado nas vísceras dos cascudos, por exemplo, é 830 vezes superior à quantidade tolerada pela legislação sanitária brasileira, que é de 0,10 miligramas por quilo. Já a quantidade de chumbo detectada foi quase 29 vezes mais alta que os parâmetros legais tolerados”. Segundo a Secretaria, “estudos científicos relacionam os riscos causados à saúde humana por metais pesados como chumbo, cromo, cobre, zinco, cádmio e mercúrio. Ao contaminar o ambiente, estes metais atingem as cadeias alimentares (água, peixes, vegetais) e chegam ao homem. No organismo humano, podem causar problemas neurológicos, hepáticos, doenças como câncer, malformações congênitas e outras anomalias reprodutivas”. É amplamente sabido que o efeito desses elementos químicos metálicos, em concentrações elevadas é muito grave para a saúde humana e dos demais seres vivos. Os metais pesados são despejados nos rios pela indústria e pela agricultura.”

“...Cornélio Procópio é a cidade recordista em casos de intoxicação por agrotóxicos no Paraná. Além disso, o Paraná é recordista brasileiro em número de pessoas com câncer. Não é difícil imaginar que este é o preço pelo uso contínuo e indiscriminado de venenos nas nossas lavouras, poluindo a água e os alimentos que ingerimos.”

Jelson Oliveira, poeta, secretário executivo da CPT-PR, é autor de Calendário das Águas (SP: Musa Editora, 2003).
Gostaria que lessem a matéria toda: OS AGROTÓXICOS E A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: COANDO MOSQUITO E ENGOLINDO CAMELO no endereço abaixo:
http://www.cpt.org.br/?system=news&action=read&id=276&eid=136


Hoje recebi esta matéria do ex-delegado regional do trabalho em Curitiba, Geraldo Serathiuk e apesar de não receber a foto mencionada pela reportagem fiquei ainda mais preocupada.

O caso é chumbo grosso
Jornal Impacto
Infelizmente as coisas neste país são levadas com a barriga ou varridas pra debaixo do tapete da imoralidade e do descaso com o cidadão brasileiro.
A cidade de Cornélio Procópio, no norte do nosso Paraná está sofrendo com a contaminação de chumbo inorgânico, que vem sendo sistematicamente despejado no meio-ambiente pela indústria IPB Fundição de Chumbo, caso que estamos acompanhando desdo ano passado (anteriormente a empresa possuía outra razão social e era uma fábrica de placas).
Pois bem, publiquei fotos do óxido de chumbo sendo derramado no meio ambiente, publiquei as pesquisas da Universidade da Filadélfia e da USP mostrando que os efeitos do chumbo no organismo são devastadores, principalmente no tocante as funções neurológicas das crianças que comprovadamente aumenta os índices de delitivos graves estão intimamentes ligados com as altas contaminações por chumbo, do tipo encontrado e acumuladores e baterias desde tenra idade.
Cadê a Igreja Católica, a OAB a UNESCO, os Direitos Humanos que não enxergam os moradores do Bairro do Macuco em Cornélio Procópio?
A Campanha da Fraternidade da CNBB não é contra a violência urbana?
A contaminação por chumbo não aumenta os índices de violência?
Os deputados da Assembléia estão muito mais pra lá do que pra cá.
Os nossos Federais ocupados demais com jogos de poder e verbas parlamentares do quê com verduras contaminadas, gente contaminada, água contaminada, solo contaminado, alimento e leite contaminado. Todos esqueceram de Leópolis (PR), Assaí (PR), Adrianópolis (PR), Botucatu (SP) e por aí vai. Não é na casa deles, não é com a família deles, não existe.
Então pelo descaso de todos, que deixa que produtos agrícolas estejam dividindo espaço com fábrica recicladora de chumbo e permita que seres humanos consumissem os alimentos e até exportem para outros estados da federação brasileira; e porque também não o Ministério do Meio Ambiente na figura do IBAMA, o Ministério Público do Paraná, mesmo as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, estão condenando a morte dolorosa e lenta a todos os moradores do Bairro do MACUCO e as crianças inocentes que lá vivem e não tem com seus pais para onde ir, contaminadas e se re-contaminando cada vez mais a cada dia, sem tratamento e já sentindo os efeitos do chumbo no seus pequeninos organismos.
Esta cena chocante é de uma menina sorridente, acha que brinca de médico, reflete sim a ingenuidade de uma criança que está sendo ceifada no seu direito a saúde e a vida. Kawany nasceu saudável, normal, hoje está doente e não entende o porquê, apenas se sente cansada e triste. Tudo em nome de um progresso que só se ouve falar no discurso dos hipócritas e no bolso dos políticos e demais meia dúzia de canalhas que são os únicos a lucrarem com degradação da humanidade e do meio ambiente.
.........................

E então,minha gente?
Vamos deixar por isso mesmo?
Um abraço,
Nédier