quarta-feira, 11 de março de 2009

Mulheres protestam no STF. Mas a grande imprensa solidária ao seu lider Berlusconi vede-amarelo, não noticiou.


Mulheres do campo fazem manifestação contra presidente do STF



Pelo menos 400 militantes da Via Campesina participaram, na manhã desta terça-feira (10), de um protesto em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Segundo a coordenadora nacional da Via Campesina, Rosana Fernandes, o protesto foi promovido em repúdio às últimas declarações do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, que cobrou ação do Ministério Público para apurar o repasse de recursos públicos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Mulheres disseram que é direito do povo se organizar “Estamos no Supremo fazendo essa denúncia pública e dizendo não à criminalização dos movimentos sociais, porque é um direito do povo se organizar”, afirma a líder camponesa. Logo após a manifestação em frente ao STF, as mulheres fizeram um círculo ao redor da imagem da Justiça durante alguns minutos.

A coordenadora da Via Campesina, Maria José da Costa, disse que as invasões, como as que ocorreram ontem (9), no Ministério da Agricultura, em Brasília, e também em outras estados, continuarão enquanto o governo não se dispuser a discutir a reforma agrária e meio ambiente. “Estamos exercendo um direito constitucional. E vai continuar se essa modalidade que vem sendo defendida continuar vigorando”, afirmou a líder durante o lançamento da Aliança para Defesa da Reforma Agrária e do Meio Ambiente, no Senado.

No evento, foi divulgado um manifesto com uma plataforma mínima de assuntos para serem debatidos no parlamento e com a sociedade. Entre elas estão o cumprimento – e não a reforma – do Código Florestal, o resgate dos princípios da reforma agrária, como a não-concentração de terras, a punição de grileiros e ocupantes de má-fé e a observância das normas ambientais, o favorecimento da agricultura familiar e o fortalecimento da reforma agrária e do meio ambiente.

A aliança é formada por entidades como a Via Campesina, CNBB, Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Fboms).

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou um requerimento convidando os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, para discutir a medida provisória que trata da regulamentação fundiária na Amazônia Legal.


De Brasília

Com agências


Texto: Portal do Vermelho / Postado em 10/03/2009 ás 21:43