sábado, 2 de maio de 2009

Olhos nos olhos / feita para o Ode e postada para Rosane Coelho


Eu vejo

Olhar é troca
e teus olhos
não trocam
olhares
com os meus

Olho pra você
e só almejo
O teu olhar
no meu.

Meu olhar mendigo
abriga sonhos
e só pede o abrigo
De um pequeno, leve
e passageiro
olhar
.
Nédier

Meus amigos,

Todos vocês sabem que em minha opinião a Rosane Coelho, além de psicanalista, é a melhor poetisa brasileira da atualidade.

Às vezes mando-lhe umas poesias que faço - sem nenhuma qualidade literária - e proíbo-a mostrar para outras pessoas.

A "poesia" postada acima, eu lhe mandei com a seguinte recomendação:

Se mostrar pra alguém te mato. Dá pra fazer uma poesia ou um poetrix com este tema? Escrevi isso ai pensando no Ode. A foto eu tirei de mim mesma.

Ela me respondeu, entre outras, com as lindas palavras que transcrevo abaixo.

"Nédier

Seu "olhar mendigo" é uma das coisas mais lindas e verdadeiras que já li. Pode recolher as armas: não vou divulgar seu poema, mesmo considerando o quanto me tocou e a intensidade de seu significado. Mas, pense melhor... Poste no blog. Quem te lê, te ama; e porque te ama tem o direito de conhecer esse olhar...Você conseguiu, na sua poesia, dar nome ao olhar que anseia por aprovação; que aguarda, no olhar-resposta do outro, o acolhimento de suas dores. Foi essa troca de olhares que Freud aboliu da relação entre psicanalista e paciente, com a adoção do divã e a poltrona atrás da cabeça do paciente. Muitos saem da sessão com torcicolo, de tanto buscar a aprovação ou desaprovação no olhar inatingível do psicanalista. Posição bastante prepotente, sob a minha ótica... (rs...)Publica o olhar... Divulga essa persona (rs...). Quando postar no blog, avisa pra eu ver como ficou.

Rosane Coelho"

Esta postagem é em homenagem à Rosane Coelho e em sua obediência...rs...

Um abraço,

Nédier

Em tempo: Ode é meu marido, perguntei-lhe se podia contar que fora ele o muso inspirador desta minha "queixa-poética", ele leu, e disse que sim. Ah! me deu um olharzinho. Valeu!

Em tempo 2: Leiam a Rosane: http://www.rosanecoelho.prosaeverso.net/index.php