sábado, 21 de abril de 2007

Coisas Boas 2007


Projeto Coisas Boas 2007


Eu me sinto muito orgulhosa em participar, mesmo que pouco e virtualmente, da vida do Professor José Carlos Antonio um dos elaboradores do projeto “Coisas Boas...” que, no ano passado, ganhou o Prêmio Mário Covas na categoria de projetos voltados ao uso pedagógico da Internet e das novas tecnologias.

No "Coisas Boas" centenas de escolas desenvolvem projetos locais sob a “orientação" de uma equipe - a deste ano foi formada pelos professores José Carlos e Sonia – que coordena o desenvolvimento conjunto dos projetos por meio de uma Comunidade Virtual na Internet, videoconferências, bate-papos pela Internet e
outros relacionados às TICs
(tecnologias de informação ecomunicação).
Resumindo: eles conseguem fazer com que centenas de escolas públicas e milhares de alunos participem de projetos que valorizam a cultura local. Propiciam o protagonismo juvenil e promovem ações de intervenção em suas localidades.
Os alunos (e pelo que sei até os professores!!!) adoram participar. Trabalham sem ganhar nada e aprendem a ser felizes com
o sucesso que obtém.
A minha alegria em:
- saber que existem projetos como este, compensa os pesares
e as más notícias com os quais a mídia nos sufoca o tempo todo.
- saber que existem idealistas que se dedicam a causas
aparentemente inglórias como a educação
me faz acreditar que nem tudo está perdido neste nosso mundão de Deus.

Professor José Carlos, muito obrigada, por ser como você é,
por fazer o que você faz.
Muito obrigada pelas perspectivas e esperanças que pessoas como você trazem ao futuro das crianças brasileiras.
Que as forças da Vida abençoem os professores brasileiros e lhes dê coragem para prosseguir.
Nédier
Começa o projeto Coisas Boas 2007
O lançamento do projeto Coisas Boas 2007, uma parceria entre o EducaRede e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, foi nesta sexta-feira (20/04). A partir das 11h, houve transmissão ao vivo pelo Portal que pode ser acompanhada por qualquer internauta.
O evento é voltado principalmente para as 6 mil escolas estaduais de São Paulo que, por adesão, podem se inscrever no projeto. Na ocasião, foi apresentada a
Comunidade Virtual Coisas Boas 2007, onde as atividades se desenvolvem ao longo do ano.
No lançamento, foram apresentados os quatro Livros Virtuais produzidos com relatos de experiências de alunos e professores que participaram do projeto em 2006. Os temas dos livros são: Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Saúde, trabalhados ao longo do projeto.
O evento oficial foi realizado na Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, no bairro da Vila Mariana, com a presença do Presidente do Grupo Telefônica, Antonio Carlos Valente, e da Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Vasconcelos, além do presidente da Fundação Telefônica Brasil, Sérgio Mindlin.
Inscrições
As inscrições continuam abertas para alunos e educadores dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas da rede pública estadual paulista. Para se inscrever no projeto, é preciso ser
cadastrado no Portal EducaRede. Depois, ir até a Comunidade Virtual Coisas Boas 2007 e clicar no botão "Quero me inscrever".
Histórico do projeto
O projeto "As Coisas Boas da Minha Terra" começou no final de 2004, como um piloto. Até dezembro de 2005, alunos e professores de mais de 800 escolas públicas estaduais de São Paulo realizaram atividades para resgatar a história e a cultura das cidades paulistas.
Em 2006, após conhecerem melhor o lugar onde vivem, os participantes desenvolveram ações de intervenção para melhoria da realidade da escola e/ou do entorno. Por isso, o projeto mudou de nome e passou a ser chamado "Coisas Boas para Minha Terra".
A idéia para 2007 é trabalhar com as duas vertentes simultaneamente. Os participantes poderão escolher entre "Coisas Boas Da Minha Terra", através da valorização e recuperação dos aspectos culturais e históricos das cidades; e/ou Coisas Boas Para Minha Terra, com elaboração e execução de projetos de intervenção cidadã visando melhoria da escola/comunidade. Outra novidade do Projeto Coisas Boas 2007 é a possibilidade de uma parceria com escolas da Argentina que mantêm projetos semelhantes.

http://www.cenpec.org.br/modules/xt_conteudo/index.php?id=465