sábado, 14 de abril de 2007

Texto de Rubens Alves sobre a Poesia


Poesia
Só tardiamente descobri a poesia, depois de haver virado os 40.
Que pena!

Quanto tempo perdido!

A poesia é uma das minhas maiores fontes de alegria e sabedoria.

Como disse Bachelard:
“Os poetas nos dão uma grande alegria de palavras...”.
Aí eu lhe pergunto:

- Você lê poesia?
Se não lê, trate de ler.
Troque os tolos programas de televisão pela poesia.
Se você me disser que não entende poesia eu baterei palmas:

- Que bom!
Somente os tolos pensam entender poesia!

Somente os intérpretes têm a pretensão de vir a entender a poesia!
A poesia não é para ser entendida.
Ela é para ser vista.

Leia o poema e trate de ver o que ele pinta!
Você precisa entender um luar?
Uma nuvem? Uma árvore?
O mar?
Basta ver.
Ver, entender, é uma felicidade!

Assim, leia poesia para que os seus olhos sejam abertos.
Dicas: Cecília Meireles, Adélia Prado, Alberto Caieiro,
Mário Quintana,
Lya Luft, Maria Antônia Oliveira.
Leia poesia para ver melhor.
Leia poesia para ficar tranqüilo.
Leia poesia para ficar mais bonito.
Leia poesia para aprender a ouvir.
Você já considerou a possibilidade de que você, talvez, fale demais?

Colaboração da Marisa Giglio que me manda pps. memoráveis.